sábado, 24 de janeiro de 2015

1500- Quando tudo começou

 Boa noite galera. Ando meio inspirada ou pelo menos eu acho para falar de assuntos tristes.
Sabe eu sempre gostei muito de história e sempre pelo menos desde que me entendo por gente  ou pelo menos quando eu me vejo como um ser pensante. Encaro a tal " descoberta portuguesa" como uma invasão. Sem mágoa Portugal. Afinal já se passaram muitos anos. Ainda não tive nenhuma visualização portuguesa, mas vai qui.....
  Nesse tempo vieram ao nosso país exploraram todas as nossas riquezas e ainda disseram que descobriram o Brasil. É isso que agente estuda quando era criança e como disse isso nunca me convenceu. Quando vieram com aquela história da diferença de Brasil colônia para Reino Unido também nunca vi essa diferença. Eu sei que com a chegada da família Real tivemos melhorias. Mas os carinhas tinham que deixar "O quinto dos infernos" mais confortável para eles. Não é mesmo. Para quem sabe essa expressão se refere realmente ao nosso país. O Brasil era quinta colonia de Portugal, galerinha.
 Essa história da exploração do pau-brasil é até verdadeira, mas o que eles ficaram entusiasmados mesmo com o ouro. Daí a chegada de tantos imigrantes europeus. Foi sofrido, mas resultou nessa linda miscigenação que é o Brasil.
 Os portugueses chegaram aqui e logo foram iludindo os índios, impondo religião, aproveitando do nosso povo.
Lugar onde morava a inocência. Chega ser vaidoso, mas talvez, só talvez aqui fosse o paraíso.
Bem parecido com os Jardins do Éden descritos nas sagradas escritoras.
Não sabe por mais que se pesquise ou estude não dá para saber o que estava na mente dos índios e nem dos portugueses.
Talvez essa cultura dominadora fosse algo cultural. Quando eu me dedicava mais a estudar história sempre pensei nisso.
Eu tive um professor, muito bom por sinal, acho que excelente na  quinta série que dizia que não se deve olhar o passado com preconceito. É assim que agente gostaria que o olhar das novas gerações fossem sem preconceitos com agente.
É galera um dia agente vai ficar ultrapassado. E isso tem que chegar, porque o mundo tem que evoluir.
Tudo começou bem ali. Bem em 22 de Abril de 1500.
A perda da inocência, perda dos nossos recursos naturais e ai foram chegando as maracutaias
E nossa independência? Cadê?
Ela foi feita por um gringo que dizia "amar o Brasil"
Não da para entender podem me chamar de qualquer coisa por isso, idiota, imbecil.
Mas essa história confusa de uma colonia que era explorada.
De um regime escravista que durou por longos anos. Foi o ultimo país a deixar de aderir essa pratica.
Claro depois veio neocolonialismo na África.
Voltando ao Brasil tudo surgiu ali. Bem ali, bem naquele dia.
A culpa não é só da Dilma.
Embora ela poderia fazer algo para mudar ao invés de argumentar que precisa cortar custos. Porque não começar a cortar custos dos bolsinhos dela?
Reformular o bolsa família. Dá programas de capacitação para as pessoas que aderem a esse programa.
Tinha que mexer com o bolso de quem sustenta o país?
Mas sabe meu caro trabalhador injustiçado. Toda a falcatrua, maracutaia e até o jeitinho brasileiro nasceu com a invasão portuguesa.
Mas como seria o Brasil só com índios?

A musica Índios do Renato Russo foi a fonte da minha inspiração.


Também um blog bem legal que interpreta musicas
http://olivrodosdias-interpretacao.blogspot.com.br/2012/03/interpretacao-indios.html

Abraços galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou reflexão sobre o texto.